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Manuel Raimundo Querino

O Primeiro Historiador Afro Brasileiro



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MANUEL QUERINO, (1851-1923) , sempre foi muito atuante
nas questões de trabalho e política, mas com a passagem
do século dedicou muito de seu tempo e energia a estudos históricos,
em particular à pesquisa e ao registro das contribuições
dos Africanos ao crescimento do Brasil.
Esses estudos tinham dois objetivos.
Por um lado êle queria mostrar a seus irmãos de cor
a contribuição vital que deram ao Brasil; e por outro
desejava lembrar aos Brasileiros da raça branca a dívida
que tinham com a Africa e com os Afro Brasileiros.

Ao voltar sua atenção para a História, esperava reequilibrar
a ênfase tradicional da experiência europeia no Brasil.
Nenhum Afro Brasileiro havia até então dado sua perspectiva
da História do Brasil. Querino surgiu como o primeiro Brasileiro
- afro ou branco - a detalhar, analizar e fazer justiça à contribuições
Africanas ao Brasil. Apresentou suas conclusões em meio a um clima
de opinião que era na melhor das hipóteses indiferente
e na pior racista e até hostil.

Querino, na época, trouxe à História do Brasil a perspectiva
do Afro Brasileiro. Morando na regão de Matatú Grande em
Salvador, região habitada pela comunidade de descendência Africana,
êle conhecia com intimidade os hábitos, aspirações
e frustrações dos Afro Brasileiros. Falando de suas fontes
de pesquisa, Querino revelou que muitas de suas informações
vinham diretamente de respeitáveis Afro Brasileiros idosos
que conversavam com êle sem inibição, pois o viam
como um amigo. Existem evidências de que alem de escrever sobre
os Afro Brasileiros, Querino também ajudava a defendê-los.
Chamou a atenção dos oficiais municipais à perseguições
existentes aos praticantes das religiões Afro Bahianas. A polícia,
rotulando essas religiões como bárbaras e pagãs, frequentemente
apareciam nos terreiros onde haviam as cerimonias destruindo propriedades
e ferindo os participantes. A intervenção de Querino defendendo
esta comunidade junto ao governo local revelou mais uma vez sua realização
original em criar uma ponte entre culturas e classes sociais diferentes.

Historiadores certamente devem muito a Querino.
Êle preservou um considerável montante de informações
sobre as artes, artistas e aretesôes da Bahia.
Ninguem pode efetuar uma pesquisa sobre esses assuntos
sem consultar seus trabalhos. Além do que, é uma fonte
excelente para o estudo de História Social. Em seu "As Artes na Bahia",
por exemplo, estão incluidos trechos de biografias de trabalhadores,
artesões e mecânicos, esses que são qualificados
como "pessoas comuns". Estas biografias originais fornecem
uma perspectiva inestimável das vidas dos humildes, que foram
os que mais contribuiram para o crescimento do Brasil.
Também oferece em seus ensaios informações abundantes
sobre costumes, cultura e religião.

Certamente uma das maiores contribuições de Querino
à Historiografia Brasileira foi sua insistência para que
a História Nacional levasse em consideração seu background
Africano e à presença e influência dos Africanos.
O Brasil, enfatizava, era o resultado da fusão entre Portuguêses,
índios e Africanos, mas a contribuição dos Africanos
estava sendo minimizada. Êle ratificou estas contribuições
em seu ensaio sugestivo "O Colono Preto como Fator da Civilização
Brasileira" (1918). Neste ensaio, abundam as verdadeiras origens
Brasileiras, muitas das quais os futuros estudiosos adotaram e expandiram
- tanto que atualmente fica difícil apreciar a originalidade de Querino.
Estudiosos enfatizam por exemplo, que a Africa proveu o Brasil de trabalho
especializado e não especializado. No entanto, o ensaio sugeriu outras
contribuições significativas dos Afro Brasileiros às quais os historiadores
ainda estão por considerar. Por exemplo, Querino determinou
o Afro Brasileiro como personagem principal na defesa do Brasil
e na manutenção da unidade Nacional.


Este texto foi extraido do livro "A History of Brazil",
escrito por E.Bradford Burns.
Columbia University Press
New York Chichester, West sussex.
Uma iniciativa

Nosso objetivo é preservar
e propagar a História e a
Cultura Afro Brasileira


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