Anibal Augusto Sardinha
"GARÔTO"


English
"Garôto é extraordinário, e seu violão
é o coração do Brasil."
João Gilberto.

garoto's


Anibal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garôto,
era filho dos imigrantes Portugueses, Antônio Augusto Sardinha
e Adosinda dos Anjos Sardinha. Nasceu no centro de São Paulo
em 28 de junho de 1915.

Quem poderia imaginar que naquele dia a Música Brasileira
mudaria o curso de sua história, e o mundo em algums anos
teria a oportunidade de conhecer um dos mais brilhantes
e talentosos violonistas/compositor de todos os tempos?

Garoto começou a trabalhar desde cedo.
Aos 11 anos, já era ajudante de uma loja de música no Bras.
Neste mesmo ano, ganhou de seu irmão seu primeiro instrumento,
um Banjo. Pode-se dizer que naquele dia, Garôto iniciou sua carreira.
Alguns meses depois, já estava tocando no Regional dos irmãos Armani,
e começou a ser chamado de O Moleque do Banjo.

Em uma entrevista para o jornal Correio Paulistano,
de Dezembro de 1949, Garôto relembra:
"Em 1929, no Palácio das Industrias, tive minha primeira oportunidade,
tocando com Canhoto, Zezinho e Mota, para um programa da General Motors.
Éramos um grupo grande. Tempos depois, formamos uma Orquestra,
com uniforme, gravatinha preta e calça de flanela,
e depois comecei a tocar sozinho, e com o falecido Pinheirinho Barreto
e Aluisio Silva formamos um novo grupo. Foi quando gravamos
Zombando da Morte, um Samba que se tornou muito popular.


garoto

Garôto em 1928 na 1a. Exibição da General Motors.


garoto

Também em 1928 com a "Orquestra de Jazz" Cruz Azul.


Em 1927, a vitrola chegou ao Brasil, e provavelmente
Garoto fez sua primeira gravação em 1929
com Paraguassu (seu tutor na época).

Daí em diante, Garôto começou a trabalhar intensamente,
tocando por todo o Estado de São Paulo em todo o tipo de ocasião.

Mas São Paulo ficou pequeno para seu talento, e foi para
o Rio de Janeiro em 1938 com o firme propósito de dar
nova direção à sua carreira. Não imaginava que sua estadia
no Rio seria breve, mas muito intensa.

Começou a trabalhar na Radio Mayrink Veiga, que tinha um elenco
de grandes estrelas, como Carmen Miranda and Laurindo de Almeida.
Com Laurindo, formaram o duo de ritmo sincopado, e o grupo Cordas Quentes.
O duo participou de várias sessões de gravação,
para Henricão, Carmen Costa, Jararaca e Zé Formiga,
Alvarenga e Ranchinho, Dorival Caymmi, Ary Barroso
e Carmen Miranda, para citar alguns.

No final de 1939, a grande surpresa, os Estados Unidos.



carta de Carmen MirandaQuerido Garoto:
Espero que você tenha gostado da idéia de vir para cá,
e aceite-a pois esta terra é a melhor do mundo, só você estando aqui é que acreditará
Estamos ansiosos para que você; venha, eu e os rapazes.Abraços da Carmen.
Êle aceitou o convite, e em 18 de outubro de 1939
embarcou no navio Uruguay para os Estados Unidos,
para uma estadia que entre outras coisas rendeu-lhe o título de
"O homem dos dedos de ouro", dado pelo organista Jesse Crawford.

Se tornou uma atração extra.
Enquanto Carmen atraía para si grandes platéias, ávidas para descobrir
o que é que a Bahiana tem, que as outras mulheres não têm, uma
platéia diferente composta de grandes nomes do Jazz e seus
adeptos, compareciam aos shows, maravilhados pelo
músico jovem e virtuoso vindo de uma terra distante.

Êle não simplesmente acompanhava Carmen.
Sua habilidade no instrumento, e seu estilo pessoal ao interpretar
as Marchas e Sambas que Carmen Cantava, era o bastanta para projetá-lo.
Duke Ellington e Art Tatum eram, entre outros, assíduos na platéia.

Quando os shows de Carmen terminavam, Garôto se paresentava sozinho,
para uma platéia ávida para tomar conhecimento daquela nova
concepçãao que êle estava introduzindo no mundo da música.

Após oito mêses trabalhando para Carmen, em diversas cidades
Americanas, Broadway, filmes e até tocando para o Presidente Roosevelt
na Casa Branca, Garôto voltou ao Rio, para começar
a jornada mais longa de sua vida, que durou quize anos.


garotogaroto

Com Carmen Miranda e em Nova Yorque



Nos últimos quize anos de sua vida, (Garôto faleceu aos 39 anos,
em 3 de Maio de 1955), trabalhou muito, em sessões de gravação,
fazendo concêrtos, e compondo algumas das mais lindas canções,
choros e Sambas que os Brasileiros jamais tinham ouvido,
algumas vendendo mais de um milhão de cópias.

Com sua maneira de interpretar o Samba e o Choro ao violão e de compor,
Garôto foi o homem que deu novo rumo à Música Popular Brasileira,
infuenciando algums dos maiores nomes da nova geração, indicando
o caminho que levou a alguns anos depois à chamada Bossa Nova.

Conta Waldemar Henrique, que viveu e compreendeu muito bem aquela época:
" Não foi uma transformação. Foi um grande período
de gestação, conscientização, compositores lúcidos
que estavam à procura da modernidade, quebra de regras,
influências, lutando contra a pobreza e o preconceito.

Desde Pixinguinha (Carinhoso), Ary Barroso (Faceira) Dorival Caymmi (Dora),
Garôto (Duas Contas), Dolores Duran (Por causa de você), a "coisa" estava sendo criada,
as flores brotando no jardim maravilhoso que hoje apreciamos.
O verdadeiro mestre, o guia modesto, a figura forte
que preparou a concepção da Bossa Nova foi Garôto.

Ao redor de seu violão maravilhoso, estavam Radames Gnatali, Chiquinho
e alguns meninos, que "garimpavam" noite e dia; João Donato, João Gilberto,
Tom Jobim, Ed Lincoln, Vandré, Luis Bonfá, Luiz Eça e Dolores Duran.

Mais tarde, Tom Jobim se juntou a dois excelentes poetas, Ismael Neto
, do Pará, e Vinicius de Moraes, levando a Música Brasileira
à escalada magistral que Garôto não viu, pouque a morte veio buscá-lo.



caricatura Em 1993, a produtora Brasileira "Projeto Memória Brasileira",
patrocinada por Violões Di Giorgio, lançou um CD,
com as únicas gravações feitas po Garôto
tocando sozinho, e nunca antes lançadas.
É o único registro de seu talento.

Ouça alguns trechos do que você encontrará neste CD.

Jorge do Fusa(Garô;to) - Real Audio
Inspiração (Garôto) - Real Audio
Gracioso (Garôto) - Real Audio
Lamentos do Morro (Garôto) - Real Audio


Algumas informações deste site
foram baseadas no livro "Garôto, Sinal dos Tempos",
escrito por Irati Angonio e Regina Pereira.
Funarte 1982. Coleção MPB, 5.

Agradecemos a êles pelo amor, e pelo maravilhoso trabalho.


Afro
Visite também

Mulher Espiritu Imagens da Música Brasileira 20 Casos Exemplares Postais da Bahia


Uma iniciativa

Preservando e propagando
a Cultura Brasileira,
incentivando e promovendo seus artistas.


copyright © 1995-2006 by
Brazilianmusic.com
All rights reserved